Confira as novidades sobre energia solar

  • Rio Grande do Sul é o 2º no ranking nacional em microgeração de energia solar

    Rio Grande do Sul é o 2º no ranking nacional em microgeração de energia solar

    O Rio Grande do Sul apareceu em segundo lugar no ranking nacional de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração solar no último mapeamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A posição inclui indústrias, comércios, empresas, casas, zonas e produtores rurais, bem como edifícios públicos.

    A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia alternativa que mais cresce no nosso estado e a busca de consumidores interessados em gerar energia através da luz solar aumenta gradativamente nos últimos anos.

    Apesar de alguns relacionarem a energia solar apenas como uma fonte não prejudicial ao meio ambiente, a vantagem econômica, atualmente, é a que mais atrai consumidores para a geração distribuída.

    O Estado do Rio Grande do Sul possui boa irradiação solar. A segunda edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar, publicada em 2017, mostra que a região Sul tem níveis maiores aos da região Norte, ou seja, o Rio Grande do Sul tem boa capacidade para energia solar mesmo com as baixas temperaturas que o Estado apresenta, portanto, essa condição não interfere na geração, pois a energia solar não se dá pelo calor.

    Solicite um orçamento conosco e encontre a melhor solução para a sua casa ou empresa.

  • Já pensou em usufruir do ar-condicionado a vontade?

    Já pensou em usufruir do ar-condicionado a vontade?

    O sistema fotovoltaico conectado à rede é uma ótima opção para reduzir a sua conta de luz e aproveitar mais os benefícios do ar-condicionado!

    Mesmo se você usar o ar-condicionado à noite, quando não tem sol, não tem problema pois você gera energia em excesso durante o dia e esta energia vai para a rede de distribuição e gera créditos de energia que são utilizados para abater o seu consumo durante a noite.

    Para empresas e comércios, que operam durante o dia, é uma solução perfeita! Quando o dia está muito quente e com sol você está produzindo bastante energia com os painéis solares e esta energia é usada para alimentar o ar-condicionado. Se por acaso ficar nublado ou até chover e diminuir a sua produção de energia solar não terá problema pois, você continua conectado na rede e o que o seu painel não conseguir fornecer a rede da distribuidora fornece.

    Solicite uma visita e conheça mais sobre as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica.

  • Energia solar fotovoltaica ou aquecimento solar?

    A grande maioria das pessoas confundem energia solar fotovoltaica com o uso de aquecedores solares, principalmente na hora de buscar qual o melhor sistema para atender as suas necessidades.

    Ambas tecnologias utilizam a radiação do sol como fonte energética, mas que funcionam de formas distintas.

    Aquecimento Solar

    O sistema de aquecimento solar, aproveita a radiação do sol para aquecer a água utilizada em uma residência ou empresa. O sistema é composto por um coletor solar e um reservatório térmico, os coletores solares são responsáveis pela conversão da radiação solar em energia térmica. A energia é transferida para um fluido de trabalho (normalmente a água) que é transportada via um circuito hidráulico e armazenada em um reservatório térmico.

    Energia Solar Fotovoltaica

    Os sistemas fotovoltaicos vão além da proposta de aquecimento solar, captam a luz do sol e a transformam em energia térmica ou elétrica, ampliando a sua utilidade para todo o imóvel. Instalando painéis fotovoltaicos em qualquer tipo de imóvel é possível construir um sistema de geração de energia autônomo, reduzindo o custo mensal de energia para o custo mínimo a ser pago para a distribuidora de energia.

    Então, qual é a principal diferença entre essas duas tecnologias?

    O aquecimento solar se limita a geração de energia térmica, voltado mais para o aquecimento de água enquanto os sistemas fotovoltaicos convertem tanto em energia térmica como em energia elétrica, através do efeito fotoelétrico.

    O ideal é um investimento em conjunto, onde você poderá usufruir dos benefícios dos dois sistemas, utilizando o solar, para água, banho, e o fotovoltaico para manter seus eletrodomésticos em funcionamento. Seu investimento tem retorno garantido além de estar contribuindo para a preservação do meio ambiente.

    Quer saber mais sobre energia solar? Entre em contato com a gente ou pelo fone 55 35126100 (Hidrotec-Revenda Autorizada).