1. Módulos fotovoltaicos;
  2. Controlador de carga;
  3. Banco de baterias;
  4. Inversor/Carregador;
  5. Medidor;
  6. Rede consessionária

O funcionamento desse sistema é semelhante ao sistema conectado a rede, com a vantagem de permitir que a energia produzida possa ser armazenada em baterias e utilizada posteriormente.

Normalmente esse sistema é utilizado em casos onde há a necessidade de suprir temporariamente a ausência de energia elétrica da rede, possibilitando manter parte de seu imóvel com energia, como por exemplo portões de acesso, câmeras de monitoramento, refrigeradores, iluminação e outros.

Para clientes que não querem ter seu fornecimento interrompido e tampouco a preocupação com seu nível de baterias. No módulo Backup o sistema irá tirar da fonte renovável a energia para alimentar as cargas e manter as baterias sempre carregadas. Quando essa energia não for suficiente, o sistema compra da rede somente a energia necessária, garantido economia ao cliente.

Veja quais são as principais vantagens:

  • Baixo custo de manutenção;
  • Proporciona segurança energética ao usuário, pois mesmo na ausência de energia elétrica da rede o sistema pode continuar operando;
  • Ótimo sistema para locais com redes instáveis, pois ele estabiliza a rede nas cargas onde ele está conectado;
  • Aceita outras fontes de energia como aerogeradores, geradores de combustão CA e CC, bicicletas ergométricas modernas que geram energia através do movimento.